Como criar aves à mão

Papa de criação
Para todo o tipo de aves bebés
Papa de criação
Araras, Eclectus e Papagaios


Incubação de ovos na chocadeira
 
Por vezes deparamo-nos com alguns problemas, as aves não chocam os seus ovos, partem-nos, comem-nos… etc. Uma maneira muito rentável é colocar os ovos numa chocadeira a uma temperatura adequada, para que possam ser chocados de uma forma artificial.

Temperatura: Humidade Incubação
Entre 37 - 37,5ºC
Entre 40 – 55 %
*Entre 25 - 28 dias

* Varia consoante o tipo de ave.

Ao nascimento da ave (esta começa a picar e partir o ovo) a temperatura deve baixar 0,5ºC (36,5ºC – 37ºC).
Nascimento

Quando as aves nascem, deve-se retirar no mínimo após uma semana, torna-se mais fácil e seguros deixar que os pais os alimentem, caso não seja possível ou que sejam ovos de chocadeira terá que ter cuidados acrescidos.

1 a 5 dias 6 a 10 dias 11 a 15 dias 16 a 30 dias Após 30 dias
36ºC
33ºC
30º C
27ºC
25ºC
Humidade deve rondar entre os 45% e os 55%

Desmame

Depois de ultrapassada a fase de sermos nós a única fonte de alimento da ave surge uma nova etapa: o desmame.
O desmame de aves criadas à mão é, muitas vezes, difícil acabando por causar incerteza ao criador. O peso é um dos vários aspectos a ter em conta aquando do desmame de uma ave: esta atinge o seu peso máximo mesmo antes da idade do desmame, o que é perfeitamente normal pois, quando começar a comer completamente sozinha, a ave perderá cerca de 10% do seu peso, o que gradualmente irá aumentar.
Um criador já com alguma experiência saberá qual a altura certa para o desmame da ave, avaliando o seu comportamento quando lhe dá de comer, pois esta já não aceita tão bem a papa e come em menos quantidade. Assim sendo, deve-se dar a oportunidade à ave de comer algo sólido por iniciativa própria, tente-lhe dar um pedaço de maçã. Quando notar que a ave se interessa pelo fruto e o come, saberá que está pronta para o desmame. Coloque água e sementes ou ração, dependendo do que queira dar à disposição. Pessoalmente prefiro criar as minhas aves com ração Nutribird, facilita muito nesta altura, o sabor e cheiro da papa é o mesmo da ração, logo as crias têm muito mais interesse, fazendo o desmame muito mais rápido; por outro lado também é uma questão de higiene, sujam menos, desperdiçam menos, e têm uma alimentação muito mais completa e equilibrada. Nesta fase, a ave ainda precisa de ser alimentada 2 vezes por dia. Comece por omitir a refeição da manhã, assim obriga-a a procurar o seu próprio alimento durante o dia, no entanto, a refeição da noite continua a ser importante, uma vez que fará com que ela descanse bem e melhor. Esta refeição também deverá ser omitida, mas de uma forma gradual. Dependendo do exemplar e da raça da ave o desmame dura, normalmente, entre uma e três semanas. Por esta altura a ave já estará quase toda emplumada, podendo assim ser colocada numa gaiola com um pequeno abrigo (ninho), para que nas noites mais frias possa estar bem quentinha.

Fonte: www.naturezativa.com

Sem comentários:

Enviar um comentário